ENSAIOS <meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> </head> <body>

♥ Ensaios ♥
       'Quantos gritos cabem dentro de um silêncio?'
FOLLOW | DASHBOARD
entries
about
chat
template made by Lila
O que faz alguém gostar de alguém?
<> segunda-feira, 28 de abril de 2014 // 19:30

Amar pode ser indescritível, como o beijo e a dor, que se assemelham por só poderem ser descritos no momento em que são sentidos.

Sempre achei que quando se conhece uma pessoa demais, quando se toma conhecimento de seus pequenos detalhes, se torna impossível não amá-la. Porque para mim o amor sempre teve uma causa. Ama-se porque tal pessoa é legal, é confiável, é inteligente, é bonita, é atenciosa. Ama-se porque se tem vontade de cuidar. Porque se tem tesão. Ama-se em agradecimento.  

Por que você ama?
Tem quem diga que ama só por amar. Mas se se ama só por amar é porque amar faz algum bem. Logo se ama porque amar faz bem, não somente por amar. É como o paradoxo das ações altruístas. Porém, amar uma pessoa implica em quem é essa pessoa e o que ela fez para merecer ser amada. 
Tem uma teoria, de que o primeiro amor que sentimos, pela mãe, é uma maneira de conseguir comida. E assim segue, amor como troca de favores. Primeiro ama-se a mãe para depois ela dar leite ou ela dá leite e depois ama-se como agradecimento? Ou se ama a mãe mesmo se ela não fornecer comida?
Arte por Mari Danielski
Acho que amar é sim uma troca de favores, ama-se em troca de alguma coisa. Mesmo que seja um sorriso. Mesmo que o que se receba em troca é ter a sensação de fazer algum bem por alguém.

É bom amar só por amar, sem o desespero da troca. É bom simplesmente amar. O ser humano tem a necessidade não só de ser amado, como de amar. A própria religião é uma maneira de amor não recíproco. A pessoa se contenta em amar um deus mesmo sem ganhar nada em troca, mesmo sem ter a certeza de ser amada de volta.  Então o Homem não precisa do amor só como uma desculpa para aproximar as pessoas, precisa para apaziguar sua alma.

O sentimento pode ser algo racional também, ninguém realmente ama se não o quer. Você manda, sim, no seu coração. A questão é: você quer amar?
Sim, independente de quem, porque é melhor sofrer que não sentir nada.




Alguém disse uma vez que na hora em que se pára para pensar se gosta de alguém, já se deixou de gostar da pessoa para sempre. (Carlos Ruiz Zafón)

Autora: Júlia







<